sábado, 27 de fevereiro de 2010

GALILEU GALILEI - 1.ª Parte

Galileu foi o principal cientista encarregado da inserção do telescópio como aparelho científico e pelo estabelecimento das bases da nova astronomia observacional e da “nova física”.

Nascido em Pisa a 1564, século XVI, contribui com descobertas não só depois do telescópio mas também antes da sua introdução.



Antes do telescópio:

Foi a 1604 quando Galileu fez o seu primeiro tributo para a Astronomia. Nesse mesmo ano teria surgido supostamente uma nova super nova na constelação serpente. Foi então que Galileu demonstrou que essa super nova era pois uma autêntica estrela situada na esfera das estrelas fixas no espaço sideral e não, no interior da esfera das estrelas fixas da lua. Isto é, descobriu que esta nova estrela não apresentava paralaxe mensurável, estando por isso deveras afastada da Terra.

Deste modo, Galileu outorgou um crespo golpe no sistema físico de Aristóteles pois corroborou que podiam ocorrer transformações nos céus que segundo o filósofo eram imutáveis e que tinha limitado a região onde podem ocorrer mudanças na terra e seus arredores. Esta prova de Galileu foi peremptória. Os ensaios do mesmo contribuíram para levar abaixo a hipótese de Aristóteles.

(Era a segunda estrela que os astrónomos encontravam no céu que não tinha paralaxe mensurável.)

CURIOSIDADE:

A anterior estrela à descoberta de Galileu tinha sido estudada por Tycho Brake na constelação da Cassiopeia em 1572.

Com a descoberta do Telescópio:
Pensa-se que antes houvera várias tentativas na construção de um telescópio, porém tiveram sido investigações que foram tresmalhadas.


1608 – Foi criado o 1.º telescópio na Holanda por 3 possíveis cientistas.
1609 – Galileu ouve falar do telescópio sem algum tipo de informação acerca de como era arquitectado. A início não dera reparo à notícia contudo, ulteriormente a um acicato de um discípulo, dedicou-se à criação de um utensílio com as características que tinha ouvido. Baseou-se, para isso, no princípio da refracção. Construi vários instrumentos com desiguais graus de aproximação. Até que obteve êxito.


[Julga-se que Galileu não foi o 1.º cientista a apontar o instrumento para os céus. Pensa-se que mais dois observadores – Thomas Harriot e Simon Marius – estivessem mais à frente de Galileu. Mas é de aceitação geral que o 1.º cientista a usar o telescópio para fins astronómicos foi Galileu.]

Galileu foi o 1.º a publicar um panorama do universo observado através do telescópio. A 1610 publicou “O mensageiro das estrelas”, livro que revolucionou a astronomia. Galileu procurou observar os céus como efectivamente eles eram tendo como corolário descoberto provas que apoiavam o modelo Coperniano e contraditavam o Ptolemaico depauperando assim o poder dos antigos.


As experiências de Galileu despertaram uma impressão tão profunda acerca de Galileu que apenas tomando em conta os acontecimentos em 1609 na sua justa proporção se poderá entender o consequente rumo da sua vida. É meramente nesta perspectiva que podemos apreciar como veio a acontecer, na dinâmica, essa grande revolução que pode dizer-se marcar o início da física moderna.

Para compreendermos Galileu é necessário dissecar a obra que este ortografou, cognominada “Sidereus Nuncius” traduzida como “O mensageiro das estrelas” ou “O mensageiro Sideral” ou ainda “ A mensagem das estrelas”.


O livro predizia patentear:

“Grandes insólitos e notáveis espectáculos, acessíveis à consideração de todos os homens, mas particularmente aos filósofos e astrónomos.”

Temas/assuntos que aborda:


· A superfície Lunar;

· O brilho da Terra;

· Miríades de estrelas + Júpiter e os 4 satélites.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Pré-Galileu:

Antes de se iniciar o estudo de Galileu e a sua obra é importante descodificar alguns conceitos. São eles:

1.A Paralaxe

Usada em astronomia para medir a distância das estrelas utilizando-se para isso o movimento da terra. De uma forma mais específica, a paralaxe tem como base a alteração da posição angular de 2 pontos estacionários relativamente um ao outro como vistos por um observador em movimento, isto é, baseia-se na alteração aparente de um objecto contra um fundo devido ao movimento do observador.


Mas que se deve esse movimento aparente de um objecto?

É graças à visão estereoscópica dos nossos olhos que é possível notar tal fenómeno. Essa particularidade permite-nos medir a distância dos objectos pela diferença de ângulo vista pelos dois olhos.
Por exemplo: Se colocar um polegar a apontar para cima em frente à face, de braço esticado, e fechar a abrir alternadamente cada um dos olhos verá que o dedo parece mudar de sítio. Tal é a prova do movimento aparente de um objecto que muda em função do observador.


1.1.A Paralaxe anual

É definida como a diferença de posição de uma estrela com vista da terra e do sol.
Como não podemos ver a estrela do sol, a observação é feita entre 2 pontos opostos da terra e o resultado é dividido por 2.
O parsec é a distância para a qual a paralaxe anual é de 1 segundo de arco ou arcseg.

O parsec é igual a 3,26 anos –luz.

Arcseg -> medida usada para medir ângulos.
1arcseg=1segundo/3600 e representa-se por 1”

A distância de um objecto em parsecs pode ser calculada do inverso de sua paralaxe.

Ex.A estrela mais próxima do sol é a Alfa Centauri e tem paralaxe de 0,750”. Assim, ela está a uma distancia de 1/0,750 parsec que é igual a 1,33 parsecs ou aproximadamente igual a 4.3 anos luz.

Calculo da paralaxe:


Paralaxe=p"=(ua /d)x 180 x 360/pi arcseg

Em que ua= unidade astronómica= distância média da Terra ao Sol, 1,4959 x 10 11 metros e d=distância até À estrela.

  • Se a paralaxe=1”, então a distância, d, é: d=ua x 180 x 360/pi=3,2616 ano-luz = 1 parsec
  • Entao, se a distância for dada em parsec: p'' = 1 / d arcseg

Quanto mais perto tiver a estrela do sol, maior o desvio aparente e maior a paralaxe.

Em astronomia usa-se a distância a um determinado ao objecto como visto da terra e o seu diâmetro angular para determinar o seu tamanho real.

2.Espaço sideral


É todo o espaço do cosmos NÃO ocupado por corpos celestes e as suas eventuais atmosferas.
É uma fracção do universo em que prepondera o vazio.

Usualmente denominado como todo o espaço que sobrepuja a atmosfera terrestre e ramifica-se em três espaços:



  • Interplanetário – designação usada sobretudo para se referir aos espaços existentes entre os planetas do nosso próprio sistema solar
  • Interestrelar – refere-se às parcelas quase vácuo entre as estrelas
  • Intergaláctico – refere-se às desoladas vastidões presentes entre as galáxias

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Inauguração do motor de busca

Foi criado um motor de busca Busca Física.

Este motor de busca encontra-se direccionado para pesquisas relacionadas com a Física e encontra-se na barra lateral direita deste blogue.

Através dele ser-vos-á possível aceder mais rapidamente à informação deste blogue e de outros relacionados com a Física.

Resultado da sondagem

Pergunta: 
  • Se largares uma bola de canhão e uma pena ao mesmo tempo do alto de uma altura de 15 metros, qual chegará ao chão primeiro?

Hipóteses: 

  1. A bola de canhão - 43% 

  2. A pena - 0%

  3. As duas ao mesmo tempo - 57% 

  4. Nenhuma chega lá - 0%

A resposta correcta seria "As duas ao mesmo tempo" ou "A bola de canhão", dependendo das condições em que fosse feita esta experiência.
Como já foi abordado, no caso de deixarmos dois corpos de massas distintas caírem de um grande altitude, notar-se-á que o corpo com mais massa chegará mais rápido do que o que tem menos massa.
No entanto, também já foi abordado que todos os corpos sofrem a mesma aceleração em direcção ao centro da Terra, independentemente da sua massa, sendo isto comprovado na Lua.
Então, qual será a resposta certa?

Ora, se a experiência for realizada na Terra, a bola de canhão chegará primeiro ao chão, visto que a resistência do ar levará a que a pena atinja uma velocidade inferior à da bola, enquanto que na Lua ou no vácuo, ambas chegarão ao mesmo tempo, já que não haverá resistência do ar.