Ainda a propósito da queda livre:
Sensor de Piso
Há 15 anos

Surge então o renascimento com autênticos intelectuais, verdadeiros génios que efectivamente remodelaram o mundo numa terra que majestosamente se move. Destacam-se Copérnico, Galileu, Kepler e Newton neste feito.
Uma das primeiras coisas que os estudantes de Física aprendem é que os corpos caem todos à mesma velocidade. É uma daquelas revelações contra-intuitivas, que excitam a curiosidade dos jovens alunos por esta ciência, e que dão gosto divulgar. Mas a afirmação tem de ser cuidadosamente reformulada, pois na sua forma actual é falsa.
Muitos manuais de história contêm o lugar comum de que a aceitação do heliocentrismo só foi espinhosa por causa de uma igreja ultrapassada, retrógrada e inimiga da ciência. É como se Copérnico e Galileu tivessem facilmente descoberto que a Terra se move, sem margem para dúvidas, e todos os geocentristas fossem clérigos balofos sedentos de poder e sem escrúpulos. As coisas não foram assim tão simples. Embora errada, a física de Aristóteles que imperou mais de 1000 anos é plausível e compreende-se por que a nova física de Newton e Galileu causou tanta polémica.