"Física - Ciência que estuda as propriedades dos corpos e as leis que regem as suas mudanças de estado ou movimento, sem modificar a sua natureza."
Tal como já foi referido num outro post deste blogue, a física nasce do desejo de uma maior compreensão do que nos rodeia, da vontade de quebrar os limites do nosso conhecimento presente e encontrar novas soluções para novos problemas.
Tudo bem, sabemos o que a física estuda e qual o seu "objectivo", mas quando é que ela surgiu? Como evoluiu até àquilo que conhecemos como física?
Nota-se, pelas datas, que desde cedo o Homem começa a questionar o que o rodeia, e como os objectos que estão mais próximos apresentam problemas que ele não consegue resolver, ele deixa de focar a sua atenção no que está abaixo de si e começa a observar aquilo que está em cima: o céu.
É assim que nascem a astronomia e muitas das religiões que ainda hoje prevalecem. Pensa-se que as primeiras civilizações, como os egípcios e os babilónios (que utilizaram como base a astronomia suméria, que terá aparecido em 3000 a.C.), ter-se-ão focado apenas nos céus, não desenvolvendo muito outras áreas da física.
É na Grécia Antiga que encontramos algum avanço noutros ramos da física (apesar de muitas teorias desenvolvidas terem vindo a serem refutadas), como a mecânica.
Na época em questão, a Grécia encontrava-se dividida em cidades-estado, tendo cada uma leis ideais e culturas específicos, notando-se diferenças, por exemplo, no sistema educativo. Entre os sistemas educativos, torna-se relevante o ateniense, que sofre uma transformação no século V a.C. e adopta como ideais o dom da palavra e o fomento da cultura através da filosofia, retórica e oratória.
Em 384 a.C., entre esta crescente liberdade de pensamento e reflexão, nasce um dos mais importantes físicos desta época, Aristóteles. Discípulo de Platão e professor de Alexandre, o Grande, Aristóteles figura na história como um dos mais influentes filósofos de sempre, desenvolvendo diversas áreas do conhecimento, entre elas a física.
Sem comentários:
Enviar um comentário