quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Resultado da sondagem

Pergunta: 
  • Se largares uma bola de canhão e uma pena ao mesmo tempo do alto de uma altura de 15 metros, qual chegará ao chão primeiro?

Hipóteses: 

  1. A bola de canhão - 43% 

  2. A pena - 0%

  3. As duas ao mesmo tempo - 57% 

  4. Nenhuma chega lá - 0%

A resposta correcta seria "As duas ao mesmo tempo" ou "A bola de canhão", dependendo das condições em que fosse feita esta experiência.
Como já foi abordado, no caso de deixarmos dois corpos de massas distintas caírem de um grande altitude, notar-se-á que o corpo com mais massa chegará mais rápido do que o que tem menos massa.
No entanto, também já foi abordado que todos os corpos sofrem a mesma aceleração em direcção ao centro da Terra, independentemente da sua massa, sendo isto comprovado na Lua.
Então, qual será a resposta certa?

Ora, se a experiência for realizada na Terra, a bola de canhão chegará primeiro ao chão, visto que a resistência do ar levará a que a pena atinja uma velocidade inferior à da bola, enquanto que na Lua ou no vácuo, ambas chegarão ao mesmo tempo, já que não haverá resistência do ar.

1 comentário:

  1. A experiência foi já realizada na Lua, na ausência de ar, quando um astronauta abandonou simultaneamente um martelo e uma pena. O filme está no you tube

    ResponderEliminar