sábado, 27 de fevereiro de 2010

GALILEU GALILEI - 1.ª Parte

Galileu foi o principal cientista encarregado da inserção do telescópio como aparelho científico e pelo estabelecimento das bases da nova astronomia observacional e da “nova física”.

Nascido em Pisa a 1564, século XVI, contribui com descobertas não só depois do telescópio mas também antes da sua introdução.



Antes do telescópio:

Foi a 1604 quando Galileu fez o seu primeiro tributo para a Astronomia. Nesse mesmo ano teria surgido supostamente uma nova super nova na constelação serpente. Foi então que Galileu demonstrou que essa super nova era pois uma autêntica estrela situada na esfera das estrelas fixas no espaço sideral e não, no interior da esfera das estrelas fixas da lua. Isto é, descobriu que esta nova estrela não apresentava paralaxe mensurável, estando por isso deveras afastada da Terra.

Deste modo, Galileu outorgou um crespo golpe no sistema físico de Aristóteles pois corroborou que podiam ocorrer transformações nos céus que segundo o filósofo eram imutáveis e que tinha limitado a região onde podem ocorrer mudanças na terra e seus arredores. Esta prova de Galileu foi peremptória. Os ensaios do mesmo contribuíram para levar abaixo a hipótese de Aristóteles.

(Era a segunda estrela que os astrónomos encontravam no céu que não tinha paralaxe mensurável.)

CURIOSIDADE:

A anterior estrela à descoberta de Galileu tinha sido estudada por Tycho Brake na constelação da Cassiopeia em 1572.

Com a descoberta do Telescópio:
Pensa-se que antes houvera várias tentativas na construção de um telescópio, porém tiveram sido investigações que foram tresmalhadas.


1608 – Foi criado o 1.º telescópio na Holanda por 3 possíveis cientistas.
1609 – Galileu ouve falar do telescópio sem algum tipo de informação acerca de como era arquitectado. A início não dera reparo à notícia contudo, ulteriormente a um acicato de um discípulo, dedicou-se à criação de um utensílio com as características que tinha ouvido. Baseou-se, para isso, no princípio da refracção. Construi vários instrumentos com desiguais graus de aproximação. Até que obteve êxito.


[Julga-se que Galileu não foi o 1.º cientista a apontar o instrumento para os céus. Pensa-se que mais dois observadores – Thomas Harriot e Simon Marius – estivessem mais à frente de Galileu. Mas é de aceitação geral que o 1.º cientista a usar o telescópio para fins astronómicos foi Galileu.]

Galileu foi o 1.º a publicar um panorama do universo observado através do telescópio. A 1610 publicou “O mensageiro das estrelas”, livro que revolucionou a astronomia. Galileu procurou observar os céus como efectivamente eles eram tendo como corolário descoberto provas que apoiavam o modelo Coperniano e contraditavam o Ptolemaico depauperando assim o poder dos antigos.


As experiências de Galileu despertaram uma impressão tão profunda acerca de Galileu que apenas tomando em conta os acontecimentos em 1609 na sua justa proporção se poderá entender o consequente rumo da sua vida. É meramente nesta perspectiva que podemos apreciar como veio a acontecer, na dinâmica, essa grande revolução que pode dizer-se marcar o início da física moderna.

Para compreendermos Galileu é necessário dissecar a obra que este ortografou, cognominada “Sidereus Nuncius” traduzida como “O mensageiro das estrelas” ou “O mensageiro Sideral” ou ainda “ A mensagem das estrelas”.


O livro predizia patentear:

“Grandes insólitos e notáveis espectáculos, acessíveis à consideração de todos os homens, mas particularmente aos filósofos e astrónomos.”

Temas/assuntos que aborda:


· A superfície Lunar;

· O brilho da Terra;

· Miríades de estrelas + Júpiter e os 4 satélites.

Sem comentários:

Enviar um comentário