sexta-feira, 5 de março de 2010

Sidereus Nuncius - I

A PAISAGEM LUNAR

Galileu ambicionava comprovar através de fortes fundamentos extraídos da natureza e particularmente da experiência que a Terra era um astro errante, isto é, um planeta, contrariando aqueles que sustentavam que a Terra era despromovida de movimento e de luz.
Estas averiguações de Galileu foram dactilografadas no seu livro: “O sistema do Mundo”, livro esse que o levou a ser sentenciado pela inquisição romana, ser condenado e consequentemente ir para a prisão.


Observações feitas por Galileu:
A – O 1.º corpo que analisou foi a Lua (o mais proeminente dos céus).
A partir de observações de telescópios a lua apresentava ser um planeta sem vida, sem cor, incitando no entanto um grande assombro para Galileu. Contudo, o que efectivamente maravilhou Galileu foi a superfície lunar fantasmagórica. Descobriu que não tem mares, que não é inteiramente esférica nem uniforme e polida e conjuntamente descreveu a aparência das montanhas e a sua altitude.
Assim, Galileu concluiu que a superfície da lua provia provas de que a Terra não era um lugar singular. O facto de a Lua ser análoga à Terra comprovou que, pelo menos os corpos celestes mais adjacentes não possuíam aquela perfeição esférica, regular outorgada aos corpos celestes pelas autoridades da antiguidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário