sábado, 6 de março de 2010

Sidereus Nuncius - III

MIRÍADES DE ESTRELAS


Objecção de Galileu aos difamadores de Copérnico:


Galileu observou as estrelas fixas ao telescópio e constatou que estas não eram amplificadas na mesma proporção que outros corpos. Similarmente, quanto ao aspecto, reparou que, enquanto os planetas apresentavam plenamente os seus globos regulares e extremidades assentes parecendo diminutas luas esféricas todas embebidas de luz, as estrelas fixas nunca pareciam delimitadas por um perímetro arredondado preciso, mais parecendo lugares cujos raios vibravam à sua volta e cintilavam frequentemente. Assim, Galileu retirou a conclusão de que as estrelas deviam encontrar-se a uma distância descomunal da Terra, comparativamente com a dos planetas pois o telescópio não conseguia ampliá-las da mesma forma que ampliava os planetas.

Galileu encontrou, atónito, mais de 500 novas estrelas entre as antigas, em intervalos de 2” e acrescentou 80 estrelas confinantes.

Ainda que Galileu não tivesse declarado expressamente, estava implícito que dificilmente se poderia confiar nos Antigos já que estes não tinham visto muitas das estrelas existentes e tinham falado com demonstrações lastimavelmente defeituosas.


“Com o auxílio do telescópio a via Láctea foi examinada minuciosamente de forma tão directa e com tal certeza ocular que todas as discussões que tinham apoquentado os filósofos de todas as épocas, foram resolvidas e estamos finalmente livres para debates prolixos sobre elas. A via láctea mais não é que um amontoado de inúmeras estrelas agrupadas em aglomerados."



Sem comentários:

Enviar um comentário